Read Time3 Minutes, 3 Seconds

Todos nós já imaginamos ou vimos em filmes aquela coisa de visualizar outras pessoas através de hologramas. E de fato, até então isto era coisa que se via apenas em filme. Hoje em dia, com a criação da realidade virtual, isso já é possível.

Uma sensação que é transmitida através apenas de “óculos” com uma tela ao fundo e capacidade de sensorização de espaço, permite a visão de 360 graus do espaço ao redor, ao mover a cabeça, dando a sensação de, como o nome já diz, estar vivendo dentro de uma realidade virtual. Esta tecnologia também disponibiliza acessórios para adaptar e sensorizar outras partes do corpo, como as mãos e pés, para assim dar a possibilidade de utilizar em jogos de tênis, dança, armas e corridas dentro do mundo virtual.

No começo desta descoberta, a realidade virtual era utilizada apenas em jogos e já possuía uma qualidade impressionante, transmitindo uma sensação de uma experiência humana dentro do próprio jogo. Com o passar dos anos, esta tecnologia passou por diversos melhoramentos e já possui uma qualidade impressionantes, dando uma oportunidade de utilização para outros benefícios, como na medicina e em empresas modernas.

Empresas adotam a realidade virtual

A invenção de drones foi com certeza um grande lançamento recente e uma prova que a tecnologia estará sempre nos surpreendendo. Agora imagine pilotar um drone com um óculos que transmite a realidade virtual? A sensação é como se você estivesse em um helicóptero, podendo atingir a velocidade máxima e realizar manobras arriscadas, desta vez sem correr o risco de vida. 

O Facebook e Youtube são as empresas que estão liderando a utilização desta tecnologia, com a adaptação da reprodução da realidade virtual em seus vídeos 3Ds. A tecnologia RV é muito versátil e seu uso pode ser adaptado em diversas situações, como são os casos dos drones e câmeras fotográficas, em diversos campos da medicina e jogos de videogame. 

A empresa Facebook está com planos de mudar completamente o conceito de vida virtual a qual estamos acostumando, oferecendo a oportunidade para o utilizador fazer um mergulho ainda mais profundo. Rumores dizem que será possível jogar utilizando a sua imagem de Facebook, sendo assim você poderá ver a si próprio como o personagem que atua, assim como realizar conversas de vídeo mais desenvolvidas, dando a possibilidade de visitar a casa de seu amigo e sentar-se na mesa com ele através da hologramas que podem ser vistos apenas com os óculos.

Cirurgia simulada

Até a realidade virtual ser lançada, todos os estudos científicos deveriam ser testados em humanos e ou animais. Como o próprio nome já diz, “testes” nem sempre dão certo, assim sendo, para quase todas as curas que a medicina descobriu, muitas pessoas e animais tiveram que passar por experiências que não foram muito agradáveis ou até mesmo causou morte.

Empresas como Medical Realities e ImmersiveTouch estão revolucionando o aprendizado para futuros médicos cirurgiões, preparando-os com muito treino antes de o contato com a cirurgia real. Através das tecnologias “feedback de força” e “rastreamento de movimento” é possível reproduzir o movimento humano quase identicamente.

Sabendo que a memória visual juntamente com a prática abundante é a melhor forma para aprender, a realidade virtual promete ser uma excelente solução para melhorar as técnicas de curas que havemos. Com o desenvolver desta tecnologia, a tendência será sempre melhorar.

Close
Secondary Navigation