Read Time3 Minutes, 16 Seconds

O século 21, é sem dúvidas o período da revolução tecnológica em nossas vidas. Caso você não more no meio de uma floresta sozinho, então com certeza a sua vida está sendo influenciada pelo avanço tecnológico.

Desde a utilização pessoal, até os negócios, nós humanos estamos passando por um período de adaptação tão intensa, que muitos não conseguem ou preferem não seguir este ritmo acelerado. Quase todos nós começamos a haver um “computador” no lugar dos antigos celulares, as empresas tiveram que se adaptar a optimizar a exposição e venda de seu produtos e serviços em nossos smartphones, assim como nós tivemos que nos adaptar a utilização destes em muito pouco tempo.

Não podemos negar que a tecnologia tem facilitado muito a nossa vida, através da rapidez e praticidade. No entanto, este crescimento está tomando passos cada vez mais largos e muitas vezes nos questionamos: Até onde estes produtos vão continuar se desenvolvendo? Seremos substituídos por robôs? Quais são os impactos naturais que este desenvolvimento causa?

Estas são questões muito importantes, pois apesar de a tecnologia ter a intenção de ajudar os seres humanos, a nossa natureza não está muito habituados a utilização destes aparelhos, estes que caso utilizados excessivamente, podem causar danos psicológicos.

Smartphone

O que chamávamos antigamente de telefone celular, estar virou apenas uma das diversas funções disponíveis que um smartphone oferece. Todos nós que estamos vivos neste século, presenciamos a mais incrível invenção capaz de alterar o comportamento humano.

Desde que os smartphones foram inventados, nós alteramos nossa forma de nos comunicar, de realizar pagamentos, solicitar um táxi, pedir um delivery de comida e muitas outras coisas, que fazem parte de nosso dia-a-dia. Hoje, já podemos acessar as nossa melhores fotos e compartir com o mundo em um piscar de olhos.

Até mesmo a forma que as pessoas paqueram foi modificada hoje em dia. Aquele trocar de olhos e sorrisos agora é substituídos por Likes e conversações através de texto eletrônico.

A evolução sempre existiu e isso é inevitável, assim como o homem é muito inteligente e capaz de se adaptar com muita rapidez, assim como estamos fazendo, assim como em tudo nesta vida, existem vantagens e desvantagens. O importante é ser educado a respeito do uso excessivo de produtos e aproveitar os inúmeros benefícios que a tecnologia tem para nos dar.

A tecnologia nas empresas

A tecnologia alterou também a perspectiva estratégica das empresas completamente, seja com as vendas e marketing dos produtos lançados, como nos gastos de produção, eficácia e rapidez.

As empresas automobilísticas por exemplo, puderam economizar uma grande parte de seus gastos, com a utilização de mais robôs para a construção do formato do carro, assim como o aumento da qualidade que estes produtos são fabricados, uma vez que agora podem ser simulados em computadores e aperfeiçoados antes mesmo de serem produzidos. 

Hoje em dia, estes computadores utilizados em fábricas, realizam cortes e testes com muito mais precisão que uma mão humana o faria, assim como utiliza a quantidade de material necessária exata, evitando também o desperdício.

Apesar de os robôs estarem sendo inseridos em nossas vidas com mais frequência, ainda é impossível pensar que estes têm a capacidade de substituir por completo. Com os avanços tecnológicos, também estão sendo desenvolvidos novos tipos de trabalhos, estes que exigem um conhecimento humano de como operar máquinas, robôs e computadores, este que por sua vez, não podem funcionar sem o nosso monitoramento, e hoje realizam trabalhos repetitivos e monótonos que uma vez éramos responsáveis.

Close
Secondary Navigation