Read Time2 Minutes, 30 Seconds

Durante a última década, têm se ouvido falar cada vez mais sobre o desenvolvimento da inteligência artificial, esta que por sua vez, vem dando passos cada vez mais largo e fazendo parte de nossas vidas com mais frequência.

A inteligência artificial é nada menos que dispositivos eletrônicos com capacidade de se desenvolver por conta própria, e tornando assim a vida humana mais fácil e prática. No entanto, existem também pontos que podem se tornar negativos, no que se diz respeito à utilização excessiva e dependência, causando assim problemas sociais entre a interação humana, este que por sua vez já vem acontecendo.

Neste texto, relatamos os fatos mais importantes sobre o desenvolvimento da inteligência artificial que já estão acontecendo e se desenvolvendo, ou que estão agendados para um futuro muito próximo.

Carros com condutor automático

No ano de 2009, a Google revolucionou o mercado automobilistico com o lançamento do primeiro carrro com condutor automático. Isso mesmo, um carro que dirige, passa as marchas e estaciona sozinho, o motorista deverá realizar apenas pequenos comandos.

Esta invenção, a qual imaginamos coisas de filme ou de um futuro muito distante, já está muito próximo a nossa realidade. Estes carros que tem a capacidade de analisar e se adaptar às condições de tráfego já estão em fase de testes e deverão ser lançado no mercado nos próximos 2 ou 3 anos.

Trabalho humano será substituído e supervisionado por robôs

Com o desenvolvimento acelerado da inteligência artificial em diversas áreas de nossa vida, estima se que 16% do trabalho humano será substituído por trabalho realizado por robôs dentro da próxima década, como o trabalho de atenção ao cliente via telefone, que já estão sendo substituído por vozes de robôs.

É esperado também que os trabalhadores, principalmente aqueles que utilizam computadores, passarão a ser monitorado por “gerentes robôs”, de forma a melhorar a qualidade de trabalho.

Reconhecimento de rosto e voz

Você já deve ter percebido que as empresas que trabalham no meio eletrônico como a Google e Facebook, já conseguem perceber de acordo com as suas pesquisas e textos digitados quais são os interesses de cada um de nós.

É estimado que para o próximo ano, as empresas adotem o sistema de reconhecimento facial e de voz para identificar o cliente e seus gostos, de forma a apresentar os produtos que mais lhe interessam.

O desenvolvimento da inteligência artificial tem se tornado uma prioridade entre as empresas que já estão pensando no futuro, e por isto, com o investimento de muito capital, esta tecnologia tem se desenvolvido com muita rapidez.

É necessário uma previsão dos impactos globais que acontecerão no meio econômico, social e na internet, estes que por sua vez já estão surgindo efeitos e serão agravados com o passar dos anos.

Close
Secondary Navigation