Read Time3 Minutes, 24 Seconds

A ciência e a tecnologia são responsáveis pelo desenvolvimento da humanidade e são grandes alavancas para o progresso. Ações tão comuns no nosso dia a dia eram inimagináveis no passado. É fascinante quando os avós contam que acompanhavam as partidas de futebol por rádios e a imagem ficava por conta da imaginação porque a transmissão por televisão ainda não existia e hoje pode-se assistir ao vivo jogos que acontecem em qualquer lugar do mundo, e até apostar online com código de bônus bet365. E como eram restritos os meios de comunicação no início do século passado, quando as pessoas tinham como únicas opções o telefone fixo ou cartas e hoje com o mais simples dos aparelhos celulares na palma da mão é possível falar até com pessoas que estão em outros continentes. E em um passado não tão distante era comum comprar filmes para máquinas fotográficas analógicas, ter carros sem direção hidráulica ou até mesmo aparelho de televisão sem controle remoto. Muitas coisas evoluíram.

A tecnologia está em constante transformação e o que imaginamos ser altamente evoluído logo é surpreendido por uma versão mais atual. A história humana é constantemente alterada pela ciência e tecnologia e a capacidade tecnológica transforma a todo momento a natureza, a rotina e os hábitos do ser humano. 

O desenvolvimento está em todos os aspectos das nossas vidas. Está nos modelos de produção de alimentos, nas preferências de consumos, nas inovações médicas com exames e tratamentos sempre pioneiros, na rotina de trabalho diário e até no bem-estar do envelhecimento.

Dos ancestrais à atualidade

O ser humano sempre foi fascinado pela novidade e pela capacidade de superação.  A tecnologia não é uma novidade para a humanidade. Todas as fases da evolução humana foram marcadas pelo surgimento de inovações. Desde a era dos homens das cavernas já existe as inovações. Obviamente, com uma tecnologia que hoje é muito ultrapassada, mas que na época foram grandes descobertas e alteraram as rotinas das comunidades. Os nossos ancestrais criaram armas, lanças, o fogo, a roda, o abrigo, tudo para facilitar, sempre superando seus conhecimentos. E cada novo conhecimento mudou os hábitos e as rotinas da sociedade, nos conduzindo para o que vivemos hoje.

A mudança de hábitos como consequência da tecnologia

Os hábitos da humanidade mudam conforme a disponibilidade de tecnologia que a pessoa está inserida. Quando expostas a um ambiente escuro que há luz elétrica, naturalmente as pessoas não utilizarão castiçais. Quando têm um carro para se locomover, as pessoas diminuem os roteiros de caminhadas. Quando têm internet disponível, dificilmente tiram dúvidas em dicionários ou enciclopédias manuais.

Muitas pessoas criticam as tecnologias julgando que ela favorece o comodismo, o sedentarismo e afasta o contato físico entre as pessoas. A percepção desses efeitos é prova do quanto a tecnologia influencia nos nossos hábitos.

Assim como pode influenciar negativamente, também pode proporcionar muitas coisas boas. Como é bom ter disponível aplicativos e redes sociais que permitem reencontrar pessoas que talvez nunca mais se veriam. Como é prazeroso ter uma forma de locomoção mais ágil que permite que sobre tempo para estar com a família. E ter informações instantâneas de acontecimentos em diversos lugares do mundo. A mudança de rotina é natural e muito bem vinda no desenvolvimento da humanidade.

Percebemos que nenhum inovação surge sem precedentes, a ciência aproveita as ideias de gerações anteriores, potencializa e faz novas descobertas. E cada nova descoberta muda mais um pouquinho a nossa rotina. Certamente as futuras gerações somarão conhecimento às descobertas de hoje para inovarem e tudo que acreditamos ser ultra moderno hoje, não passará de simples recordações. Este é o ciclo natural da ciência e da tecnologia, sempre inovando e mudando hábitos.

Close
Secondary Navigation