Read Time2 Minutes, 31 Seconds

Até hoje, o humano foi o único ser vivo capaz de criar aparelhos eletrônicos e os desenvolver. O que é novidade para nós, foi a criação de aparelhos os quais são capazes de aprender a partir de seu próprio erros e acertos, assim como prever acontecimentos e preparar as melhores soluções e/ou respostas imediatamente, o que chamamos atualmente de inteligência artificial.

Quase tudo que utilizamos hoje estará ligado de alguma forma ao nosso smartphone, sendo assim, a inteligência artificial está incluída diariamente em nosso cotidianos em diversos aplicativos que utilizamos, assim como possui a sua importância reconhecida para o desenvolvimento destes aparelhos e programas de uma forma jamais vista antes. 

Já podemos identificar a utilização da tecnologia artificial em diversos ramos, como na medicina, com a melhoria da identificação de câncer nos MRI, em nossa segurança com o avanço do reconhecimento facial e até mesmo e no comércio, com as empresas que criam e utilizam certas aplicações de celular principalmente estas que necessitam de armazenamento de dados, comparação de resultado e estatísticas, como é o caso das casas de apostas online e jogos no geral.

A inteligência artificial nas empresas

Diversas empresas já estão adotando a inteligência artificial, devido aos diversos efeitos positivos: redução de custos, redução de erros, rapidez e eficácia, disponibilidade 24 horas, além de possuir uma incrível segurança e privacidade. De fato, de acordo com um estudo realizado pela Adobe, 15% das empresas já estão utilizando a inteligência artificial e 31% já deverão adotar esta tecnologia já no próximo ano.

Se você já reparou, na maioria dos sites que providenciam um atendimento ao cliente, você deverá primeiramente digitar o seu problema, pois muito provavelmente o computador irá conseguir te responder automaticamente, apenas se não conseguir é que poderá falar com um atendente humano. Aí está, a inteligência artificial tem capacidade de te responder apenas os problemas que já obteve anteriormente ou que foi ensinado por alguém. 

Esta tecnologia não substitui inteiramente o trabalho humano, apenas algumas partes de suas tarefas, faz com que o nosso trabalho repetitivo seja eliminado e os trabalhadores utilizem mais a sua melhor ferramenta: a mente criativa

Quais são as dificuldades da inteligência artificial?

A principal limitação da inteligência artificial é que esta não pode criar ideias, apenas a utilização da informação que está armazenada na memória. Não existe outra forma para que o aprendizado seja incorporado, ou seja, qualquer informação incorreta que estiver armazenada neste aparelho, irá afetar os resultados gerados.

Devido a este motivo também, os computadores treinados para realizar investigação de cancer nos exames de MRI, jamais poderão responder perguntas dirigidas ao atendimento ao cliente de uma empresa, ou seja, estes sistemas são altamente especializados em uma tarefa única, estando assim ainda muito longe de operar como um humano.

Close
Secondary Navigation