Os cientistas dedicam suas vidas à criar inovações para favorecer a humanidade. Não seríamos o que somos hoje se não fossem os fascinantes estudos e obras dos grandes cientistas espalhados por todo o mundo.
Selecionamos abaixo os 10 cientistas mais influentes de todos os tempos:
Isaac Newton (1642-1726)
Considerado o pai da ciência moderna. Foram inúmeras as contribuições do inglês para a humanidade, entre as mais famosas estão a Lei do movimento (As Três Leis de Newton), a Lei da mecânica, a Teoria da gravitação universal e a construção do primeiro telescópio.
Albert Einstein (1879-1955)
O cientista alemão, considerado mau aluno quando criança, criou a Teoria da relatividade que prova que tempo e espaço se relacionam e são relativos. O gênio também provou que os átomos existem e criou a Lei do efeito fotoelétrico.
Galileu Galileu (1564-1642)
Matemático, físico, astrônomo e filósofo, o cientista italiano criou a Teoria Heliocêntrica que provou que a terra girava ao redor do sol e não era o centro do planeta. Como sua ideia ia contra o que a igreja católica acreditava, foi condenado à prisão perpétua domiciliar.
Marie Curie (1867-1934)
Uma cientista polonesa, naturalizada francesa, que descobriu a radiação e ajudou a usá-la no campo do raio X. Ela descobriu dois elementos químicos: o rádio e o polônio.
Curie foi única mulher a vencer duas vezes o Prêmio Nobel.
Charles Darwin (1809-1882)
Um naturalista inglês e cientista animal. Criou a Teoria da Evolução, na qual afirmava que os animais evoluem por uma seleção natural, quem é mais forte consegue se adaptar, vive mais e progride.
Louis Pasteur (1822-1895)
Químico e biólogo francês, criou o método da pasteurização. Graças a Pasteur é possível armazenar os alimentos sem que sejam infectados por micro-organismos. O cientista ainda descobriu que os germes são responsáveis por muitas doenças infecciosas, que a esterilização impede a propagação de doenças e criou a vacina contra a raiva.
Stephen Hawking (1942 – 2018)
Carismático e muito inteligente, o cientista inglês se tornou uma celebridade do século XX.
Sua principal descoberta foi o Teorema da singularidade, que explica a criação do mundo e dos seres humanos através dos buracos negros.
Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos de idade, teve seus movimentos perdidos, mas mesmo com a doença avançada fazia palestras com ajuda de um computador.
Thomas Edison (1847 – 1931)
O inventor norte-americano patenteou várias descobertas. A mais famosa foi a criação da lâmpada, mas também criou a câmera de cinema, o fonógrafo, a caneta elétrica (utilizada para fazer tatuagens) e a bateria de carro elétrico.
Nikola Tesla (1856-1943)
O cientista australiano descobriu o campo magnético rotativo e aparelhos que utilizam-se de correntes alternadas para funcionarem.
Trabalhou na empresa de Thomas Edison, mas houve muitas divergências entre os dois gênios e Tesla acabou a vida sozinho e endividado.
Entre suas invenções estão: tecnologia do laser, comunicação wireless, luzes neon, controles remotos, celulares, o rádio e o sistema de ignição que liga carros.