Read Time2 Minutes, 42 Seconds

A tecnologia vem nos surpreendendo com sua escala de crescimento e impacto em nossas vidas. Com o intuito de tornar a vida do humano mais prática, rápida e precisa, esta realiza a mesma função no mundo dos esportes.

Seja qual for a modalidade, os esportes possuem por natureza o espírito competitivo entre os times e/ ou os atletas envolvidos e por muitas vezes, uma diferença mínima faz toda a diferença no resultado. Sendo assim, a tecnologia tem trazido inúmeros benefícios, no que diz respeito a apuração dos resultados, recuperação de lesões, exame de doping e muitos outros.

Melhor desempenho e precisão nos resultados

Os primeiros esportes a utilizarem a tecnologia foram o futebol americano, cricket e tênis, no entanto, o avanço da tecnologia vem dando a possibilidade de utilização de novas ferramentas em mais esportes muito rapidamente. Alguns exemplos de esportes estes que obteve uma ajuda muito significativa da tecnologia ajudando a haver precisão nos resultados e desempenho dos atletas foram o iatismo, Fórmula 1 e futebol.

Nos últimos 6 anos, a tecnologia não só aumentou a precisão do resultado em iatismo, como também triplicou a velocidade em que os veleiros navegam. Isso mesmo, se em 2009 a velocidade média de um iate nas competições era de 18 nós, agora este número aumentou para 47 nós. Os iates de competição profissional agora também contam com sensores para verificar a posição geográfica, velocidade do vento, etc. tudo isso para auxiliar o condutor a realizar os movimentos mais precisos e com maior rapidez.

Hoje em dia os iates são desenhados no computador com a forma quase perfeita para navegar com o auxílio dos ventos. Assim funciona também com o formato dos carros de corridas, principalmente a Fórmula 1, estes que possuem todos os dados da corrida (como precisão de curva e aceleração) recolhidos e armazenados para futuras estatísticas e melhor desempenho. Só para você ter uma ideia, hoje em dia o tempo médio de paragem do carro na corrida de Fórmula 1 no Pit Stop é de 2,9 segundo.

Assim como em quase todos os esportes, você já deve ter notado que os recordes esportivos continuam a ser quebrados ano após ano. E isto deverá ser devido ao aprimoramento, mesmo que mínimo, ano após ano dos vestimentos e equipamentos esportivos, apresentação de estatística e qualidade nos treinos com exercícios inovadores.

Fama e visibilidade

Com a internet, a informação hoje em dia atravessa o mundo em um segundo. Alguns times e jogadores que antigamente contavam com o suporte e torcida apenas de sua região, hoje podem demonstrar suas habilidade para o mundo inteiro, assim como a transmissão de suas competições, treinos e conquistas com muito mais facilidade.


Através do Youtube, Facebook e outras mídias sociais, todo atleta agora tem a possibilidade de mostrar o seu melhor potencial para o mundo e conquistar novos seguidores, além de ter a possibilidade de conquistar novos patrocinadores e suporte, principalmente à atletas que possui um grande potencial e por muitas vezes nunca foram notados no passado.

Close
Secondary Navigation