Read Time2 Minutes, 56 Seconds

Os cientistas são extremamente estudiosos e merecem os méritos pelas grandes descobertas e inovações que temos quase que diariamente, mas nem sempre as experiências dão certo ou pelo menos não nas primeiras tentativas.

Em alguns casos as experiências foram verdadeiras tragédias e não contribuírem em nada para a evolução da ciência.

Lilienthal no seu voo experimental

Oficialmente foi em 12 de novembro de 1906 que o primeiro voo aconteceu com o 14-Bis, criado por Santos Dumont, mas antes muitos outros cientistas tentaram ganhar os ares.

Otto Lilienthal foi um dos que tentou construir uma máquina de voo. Ele era um grande estudioso da aviação e até demonstrou a importância da curvatura das asas, mas em 09 de agosto de 1896 ao testar sua nova invenção aérea, caiu de uma altura de 17 metros e tragicamente faleceu em decorrência de uma hemorragia cerebral, provando que aquela não era uma boa invenção.

O Estudo Monstro

A fim de provar que as pessoas não nascem gagas e sim que adquirem quando as fazem acreditar que sofrem de gagueira, o fonoaudiólogo Wendell Johnson, em 1930, fez uma experiência que ficou conhecida como “Estudo monstro”.

Induziu crianças a acreditarem que eram gagas, sempre criticando-as e reprimindo-as. Ao final do estudo, tudo que conseguiu foi prejudicar a fala dessas crianças, tornando o problema irreversível e ainda desenvolveu dificuldades de comunicação, ausência de fala e timidez decorrente do abalo psicológico que sofreram. Nenhuma criança desenvolveu a gagueira que ele pretendia provar.

Elefante com LSD

O governo americano queria fazer testes com o LSD para utilizá-lo na guerra e paralelamente os psiquiatras queriam estudar psicoses que pareciam ser reproduzidas com o uso da droga. Foi assim que em 1962, Warren Thomas, aplicou uma superdose diluída em água, 3 mil vezes a dose utilizada por humanos, de LSD no glúteo de um elefante.

O cientista acreditava que os efeitos seriam semelhantes ao “cio” do animal, período que ele fica extremamente agitado por duas semanas e um líquido marrom escorre pelos olhos e orelhas.

A experiência foi um fracasso, o animal realmente ficou bem agitado mas logo desmaiou, teve convulsões e morreu.

Projeto Aversão

Entre 1970 e 1980 acreditava-se que a homossexualidade era uma patologia e a fim de identificar a “cura dos homossexuais”, criaram esta experiência.

Os estudiosos escolhiam pessoas que não necessariamente se identificavam gays, mas que, pela visão dos organizadores, aparentavam comportamento homossexual. Cerca de 900 pessoas foram submetidas a estes métodos, a maioria com idade entre 16 e 24 anos.

As cobaias eram submetidas a utilização de medicação, tratamento hormonal, castração e terapias de choque. Alguns fizeram até cirurgias.

O resultado obviamente foi bem diferente do esperado, além de extremamente abusivo e antiético, as pessoas não mudaram suas orientações sexuais.

Genesis

Foi uma sonda criada pela NASA em 2001 para coletar partículas de vento solar para serem estudadas em terra. Foi a primeira sonda a ir buscar materiais além da lua, mas não retornou como planejado.

Já era previsto que o retorno da Genesis seria muito sensível, principalmente ao aterrissar. Para evitar danos ao aparelho, a NASA planejou uma aterrissagem com paraquedas e a sonda seria pega no ar. Por um erro de design o paraquedas não foi implantado e em 2004, quando o aparelho aterrissou, o impacto da queda danificou a maioria das amostras.

Close
Secondary Navigation